Cidade de diversas etnias e nascida da Resolução Imperial, Cruz Alta é composta por 218 municípios. Berço de quase todos os importantes e principais acontecimentos políticos, militares, econômicos e religiosos que o Estado vivenciou, também serviu de berço para importantes personalidades gaúchas, como Erico Veríssimo, Júlio de Castilhos, senador José Gomes Pinheiro Machado, general Salvador Pinheiro Machado, Heitor Anes Dias, general Firmino de Paula, Justino Martins, dentre tantos outros.

O povoado que começou no final do século 17, cresceu destacando-se regionalmente como sendo polo nas áreas de Educação, Saúde e Comunicação Social.

Com vocação agrícola, a cidade tem no comércio e na indústria a base de sua sustentação econômica. Entre as principais culturas está a produção de trigo e soja, além da pecuária de corte. No setor turístico, Cruz Alta oferece excelente infraestrutura hoteleira para aqueles que quiserem conhecer a história das Missões. O município também é sede da Universidade de Cruz Alta e da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos, que atraem estudantes de vários locais do país.